fbpx

Como funciona o Sistema SAP?

Fala pessoal, nesse artigo vamos abordar e entender mais sobre sistemas SAP, um dos maiores sistemas ERP  para gerenciamento de empresas de todos os portes e na logística este sistema é amplamente utilizado, primeiro vamos entender o que seria um sistema ERP.

O que é um sistema ERP? 

 ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado, sistemas ERPs são softwares que conectam departamentos de uma empresa, o sistema facilita a vida dos gestores tendo uma visão geral dos processos internos de todos os departamentos de uma empresa como RH, Finanças, Logística entre outros e o sistema SAP é um desses sistemas de nivel mundial que auxilia empresas gigantes de diversos segmentos 

Agora vejamos o que é o sistema SAP?

O sistema SAP é um software ERP de gerenciamento integrado, esse softaware foi desenvolvido por uma empresa alemã que tem o mesmo nome SAP Ag fundada no ano de 1972 por 5 ex funcionários da empresa IBM (SAP associação anônima). o software tem como principal funcionalidade  integrar as áreas e atividades em um único banco de dados para que todos ou alguns gestores tenham acesso a essas informações para uma tomada de decisão, o sistema SAP foi desenvolvido para atender qualquer segmento empresarial 

SAP AG é a abreviação da expressão em alemão ‘Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung’ que em português se traduz em ‘Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados’ a sigla AG significa sociedade anonima em alemão.

No ano de 1995 a empresa SAP ag chega ao Brasil

O sistema SAP é dividido em módulos cada módulo atende um determinado departamento da empresa, vejamos abaixo os principais módulos:

Camadas do software SAP

O software SAP possui 03 camadas: 

Front-end – A camada front end exibe as informações para o usuário em telas

Application- local onde as operações são processadas — ou seja, é responsável por transferir os dados de front-end.

Database – Processa e armazena os dados.

Módulos do sistema SAP

Cada módulo é implementado de acordo com a necessidade da empresa, os módulos podem ser instalados em empresas pequenas, medias e de grande porte, porem ainda continua sendo muito utilizada por medias e grandes empresas devido ao seu alto custo.

FI (Financial Accounting) Módulo responsável  da área financeira como registro de Nota Fiscal de saída e entrada, livro razão, contas a pagar, ativos fixos 

CO (Controlling) – Módulo responsável  pela contabilidade de custos em geral e apropriação dos custos de  fabricação e de produtos.

SD (Sales and Distribution) – O módulo de SD (Vendas e distribuição) rresponsavel pelas  áreas, comercial e logística (otubound), o modulo gerencia operações, pedidos de venda, cadastros de cliente, materiais, preços, impostos e demais condições comerciais.

MM (Material Management) –  O módulo Administração de materiais – responsável pela administração de materiais: planejamento e controle de materiais, compras, recebimento de mercadorias, administração de estoque e registro das notas fiscais.

PP (Production Planning and Control) – Módulo responsável pelo controle, planejamento  de produção e manufatura 

QM (Quality Management) – Módulo responsável pelo  gerenciamento do controle de qualidade que envolve processos de planejamento, inspenção, certificado, notificação e controle de qualidade desde a entrada de matéria prima até pós-produção.

PM (Manutenção)- O modulo PM manutenção da apoio ao planejamento e à execução de tarefas de manutenção preventivas e corretivas e instalações e equipamentos da empresa.

 

Benefícios da implementação do software SAP na sua operação logística

1- Melhoria pratica dos processos internos

2- Simplicidade– o sistema simplifica os processos 

3- Integração dos departamentos oferecendo acesso rápido a informações desses setores e aumento da produtividade 

4- Correção, diminuição ou mesmo eliminação de falhas dos processos auxiliando a gestão na toma de decisão 

5-Automatização: ajuda a eliminar processos totalmente manuais, evitando possíveis falhas humanas em operações simples

E sua empresa já possui um sistema de gestão integrado? deixe seu comentário abaixo.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *